Lobão teve uma chegada conturbada, mas vem conquistando torcida e ganhando cada vez mais espaço no futebol do interior
O Grêmio Desportivo São-carlense celebra nesta quarta-feira (20) seis anos de criação, e não poderia ser em melhor momento, já que hoje tem a melhor campanha de toda a sua história, uma das melhores campanhas do Campeonato Paulista da 2ª Divisão e está entre os favoritos para o tão sonhado acesso.
O Lobão nasceu como uma homenagem ao instinto Grêmio Esportivo São-carlense, mantendo as mesmas cores e trazendo alguns traços parecidos com aqueles símbolos que ficaram na memória do torcedor gremista, que segundo o assessor Edu Imparato, "acabaram ficando órfãos".
O início foi conturbado. Em 2017 o time se filiou na federação paulista para disputar os campeonatos, mas se encontrava deixado de lado. "Eram poucas pessoas que trabalhavam aqui com o presidente Benedito Pinheiro, um advogado de São Paulo que acabou comprando o clube de alguns torcedores. Não tinha o apoio da torcida, não tinha o apoio da cidade, era um projeto que ainda estava amador", comentou Edu.
Na cronologia gremista, a brincadeira interna traz a divisão do Grêmio em dois momentos: os primeiros três anos de vacas magras e os três últimos de consolidação. Hoje, o time tem atletas em todas as categorias de base: subs 11, 13, 17, 20 e profissional, e ainda conta com centro de treinamento próprio, alojamento para três categorias e cerca de 150 trabalhando diariamente, sendo aproximadamente 40 funcionários registrados.
"O primeiro ano da gestão foi a volta da credibilidade, o segundo foi da afirmação que o Grêmio viria para ficar e teria continuidade, e o terceiro agora é o de realização", comentou.
Torcida sendo conquistada
Quando chegou a São Carlos, o "novo Grêmio" não caiu nas graças dos antigos torcedores. Com a má fase e uma série de derrotas, o time sofreu para conseguir apoio e confiança. "Muita gente falava vocês estão sujando o nome do grêmio, é uma vergonha, parem com esse clube, mas depois começaram ver que o trabalho era sério", disse Imparato.
Hoje, o Lobão tem mais de 25 mil torcedores pelas redes sociais somando Instagram (10 mil) e Facebook (15 mil), mas ainda sofre com a falta de torcida no estádio.
"A gente já tem um apoio maciço, mas ainda falta apoio no estádio. A interdição do estádio atrapalhou um pouco por agora, então a gente espera se classificar na Bezinha e trazer o mata-mata para o Luisão estar bombando, lotado, e aí sim a torcida poderá ver a realidade desse novo Grêmio", completou Edu.
Em busca de mais
Hoje, a equipe profissional do Lobão tem uma das melhores campanhas do Campeonato Paulista 2ª Divisão. Sem perder há 10 jogos, o time chegou a ficar cinco partidas sem tomar gols e tem a melhor defesa da segunda fase.
Para o técnico Marcus Vinicius, que está no comando desde o começo da nova diretoria, o time tem números expressivos no campeonato e é capaz de chegar ainda mais longe, trazendo o tão desejado acesso.
"É um trabalho de construção que de início foi para resgatar a credibilidade e agora a gente está começando a colher os frutos daquilo que em três anos estamos implantando aqui dentro. Mas a gente quer mais, a gente quer buscar esse acesso. Acho que é importante para o clube, para nossos atletas e para a cidade", defendeu.
Fonte:-A Cidade On São Carlos