O Padre Robson Caramano, pároco da igreja São Nicolau de Flüe junto com a psicóloga Claudia Maria Ribeiro deu um passo importante nesta sexta, 26, para que São Carlos tenha um centro de referência na área de saúde mental.
Em suas redes sociais, Padre Robson apresentou o futuro Instituto Coragem. “Hoje começa um sonho. Um centro de referência de acolhimento e saúde mental. Junto da psicóloga Claudia Maria Ribeiro estive hoje na casa que alugaremos para iniciar este trabalho”, afirmou.
A ideia é melhorar o que hoje já é oferecido na paróquia. “Inicialmente os atendimentos que aconteciam em uma das salas da Paróquia há mais de 4 anos serão transferidos para o instituto. Localizado em frente à Igreja de São Nicolau de Flüe”, revelou.
A saúde mental sem dúvida é um dos maiores problemas que aflige as pessoas atualmente. “Com o objetivo de oferecer escuta e terapia, nossa equipe de profissionais, juntamente com uma equipe multidisciplinar, atenderão pessoas de baixa renda, tornando acessível o cuidado a saúde mental e física. Um de nossos objetivos futuros, e já temos conversas e reuniões neste sentido, será o acolhimento com crianças com TEA [Transtorno do Espectro Autista] oferecendo acolhida, apoio e suporte profissional aos familiares”, revelou.
O Instituto Coragem é uma união de diversos atores da sociedade como explica o Padre Robson: “Tendo em vista a alta demanda sobre os cuidados da saúde mental do município nossa Paróquia de São Nicolau de Flüe, o SOS Oração e a Cáritas Paroquial, soma forças para realizar o que o Papa Francisco pede: “Uma Igreja em saída””.
Fonte:-São Carlos em Rede