Você sabia que no nordeste tem uma vinícola que produz vinhos usando a água do Rio São Francisco? Dificilmente quando pensamos na bebida, associamos a produção a um clima quente e árido como na região nordeste, mas os vinhos de lá são premiados e ganham cada vez mais espaço nacional e internacional!
A vinícola Rio Sol tem 20 anos e se instalou no Vale do São Francisco, em Pernambuco, onde tem toda sua produção irrigada pelas águas do Rio. A vinícola é fruto de uma parceria entre a Vitivinícola Santa Maria, de Pernambuco, e a Global Wines, de Portugal.
São 23 produtos exclusivos no portfólio, que misturam o clima semiárido com as características de vinhas portuguesas. A combinação tem como resultados espumantes brutos até o suco de uva tinto integral.
Vinícola
São 120 hectares de área plantada, que ao todo produzem quase 3 milhões de quilos de uvas distribuídas em duas safras anuais.
Toda a água usada na colheita é retirada diretamente do Rio São Francisco e a empresa Global Wine utiliza tecnologias inovadoras, como a de gotejamento. Em 2021 foram produzidos 7,5 milhões de litros de vinhos finos e 10 milhões de litros de mesa, além de suco e uvas in natura.
A produção é assinada pelo enólogo Ricardo Henrique, que supervisiona as características principais da marca, a união do português com o clima semiárido do Vale.
Rótulos
Todos os 23 rótulos assinados pela empresa fazem homenagem ao Rio São Francisco.
Um dos mais famosos é o Espumante Tradition, que tem um gosto frutado e fresco. A bebida fica 12 meses em caves.
O premiado Alicante Bouschet fica 9 meses em barrica de carvalho francês, vai super bem com carnes vermelhas e tem um gosto imponente.
Premiações
A vinícola que produz vinhos na região do Vale do São Francisco acumula premiações. Em 2017 o Vinho Tinto Rio Sol Premium recebeu medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.
Já o Espumante Brut Rosé, conquistou medalha de ouro em 2019 no Concurso Vinhos e Destilados do Brasil.
No Wines of Brasil 2022, competição nacional de vinhos, a vinícola teve destaque. Ao todo, foram 14 prêmios, sendo seis vinhos premiados na categoria ouro.
Indústria
Bem próximo a vinícola está a indústria Rio Sol, responsável por engarrafar toda produção de vinhos e espumantes.
No Brasil, a empresa usa técnicas semelhantes às utilizadas nas vinícolas europeias.
Sala de barricas para estágio dos vinhos em barris de carvalho francês, tanques modernos para controle de temperatura e pressão e uma linha de engarrafamento altamente tecnologia.
Condições especiais
A Indicação de Procedência do Vale do São Francisco tem o modelo estrutural similar às Indicações Geográficas adotadas por produtores da União Europeia, sendo exclusiva para produção de vinhos tranquilos brancos, rosés ou tintos e espumantes.
O fruto tem que ser 100% proveniente da região e são autorizadas 23 castas diferentes.
Para enquadrar o trabalho do cultivo de vinho na região como uma IG, foi preciso mais de 40 profissionais – entre pesquisadores, professores, técnicos e estudantes – além de uma parceria entre a Embrapa Uva e Vinho do Rio Grande do Sul com a Embrapa Semiárido.
Fonte:-SNB