A partir desta semana o novo passaporte brasileiro já será emitido pela Polícia Federal. A versão inclui mais segurança às tecnologias de impressão e marca d’água, nos itens holográficos, no chip eletrônico e na foto com inserção de elemento codificado.
Com esses detalhes, a ideia é aumentar a proteção contra falsificações. O novo modelo de passaporte é fabricado em parceria com a Casa da Moeda com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
Quem quiser já pode agendar horário nos postos da Polícia Federal para pedir a emissão do documento. A taxa de emissão é R$ 257,25. É preciso ter em mãos carteira de identidade (RG), a certidão de casamento, o título de eleitor e os comprovantes de votação nos dois turnos.
Novo e velho passaporte
Se você está com seu passaporte antigo em dia, ele segue valendo.
O prazo de validade do passaporte é de dez anos e só precisa renová-lo após o vencimento.
As embaixadas e representações do Brasil no exterior vão emitir o novo passaporte a partir do 1º trimestre de 2024.
O serviço de emissão e renovação de passaportes funciona em todo país em horário comercial e com agendamento.
Para a entrega do documento, o prazo, depois do atendimento, é de 6 a 10 dias úteis.
“Cartão de visitas para o mundo”
Em nota, a Polícia Federal reiterou que o novo passaporte será um “cartão de visitas do brasileiro para o mundo”.
“O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.”, destacou a PF, em nota.
No documento, aumentou o número de imagens, há referências à fauna e flora brasileiras e a foto da pessoa ganhou também um sistema de proteção especial.
Recebeu prêmio
A nova versão do documento recebeu o prêmio de “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina” concedido pela High Security Printing.
Foram elogiadas a técnica, a infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental.
Todas as informações sobre a etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.
Fonte:-SNB