Offline
A invenção de um jovem de 17 anos está causando grande agitação na França - o que é um moltímetro?
Tecnologia
Publicado em 11/03/2024

À primeira vista, Thibault de Percin é um jovem de apenas 17 anos. Apesar da juventude, o estudante do ensino médio já percorreu um longo caminho na vida. Em seu país natal, a França, várias revistas recentemente noticiaram sobre ele - incluindo Science et Vie Junior, Orange e Le Figaro.

À segunda vista, Thibault revela-se um inventor. Seu último projeto é o foco do nosso artigo de hoje. De Percin construiu uma escala que pode ser usada para determinar a quantidade de substância (moles) de compostos químicos (via BFM TV).

 

O que é mol?

Mol é a unidade de medida da quantidade de substância em um sistema (químico). Até 2019, um mol era definido da seguinte forma: "esta é a quantidade de substância que consiste em tantas partículas individuais quantos átomos existem em doze gramas do isótopo carbono-12 em seu estado fundamental" (via Chemie.de).

Como isso envolvia um certo grau de incerteza, os especialistas determinaram um valor exato que define um mol: é expresso na constante de Avogadro, segundo a qual um mol de uma substância contém aproximadamente 602 trilhões de partículas - exatamente 6,02214076 x 10 elevado à potência de 23 partículas.

18 gramas de água equivalem a um mol

Por exemplo, a massa molar da água (H2O) é 18 gramas por mol (2 x 1,00794 g/mol + 15,9994 g/mol = 18,01528 g/mol). Portanto, 18 gramas de água equivalem a 1 mol, 9 gramas de água equivalem a 0,5 mol. A fórmula simples é: Mol = massa/massa molar.

 

O mol é importante para as quantidades nas reações químicas. Se você quiser converter o peso de uma substância em gramas para moles, terá que fazer isso usando um processo de cálculo demorado, que você pode ver com detalhes no WikiHow. Outra forma é inserir dados em sites que convertem gramas em moles de um composto químico específico.

 

O que parecia ainda não existir é um aparelho que mede a massa em gramas e depois informa a quantidade de substância em moles. Pelo menos é exatamente isso que Thibault de Percin afirma ter criado.

 

Thibault de Percin criou o moltímetro quando tinha 16 anos. Agora com 17, ele disputou o prêmio Inovar de uma revista de ciência (Imagem: Science & Vie Junior) A invenção do moltímetro

É aqui que Thibault entra em ação: o seu chamado moltímetro (não confundir com o multímetro) assume a tarefa descrita acima. Por exemplo, basta encher um copo previamente ajustado para zero gramas (também conhecido como função tara) com água, inserir a fórmula química correspondente e será exibida a quantidade de substância em moles. Simplificando, o moltímetro é uma escala com um algoritmo integrado que converte o número de gramas em moles para compostos químicos.

 

A invenção não é completamente nova?

Durante a pesquisa feita pelo portal parceiro GameStar, eles descobriram um projeto muito comparável de 2021, de um aluno da Escola Cantonal Suíça de Schaffhausen. No entanto, esta é uma solução que consiste em uma escala que inclui uma interface serial e um notebook ou Raspberry Pi, e não uma abordagem totalmente integrada como a de Thibault.

 

O software Cassy Lab 2 também pode fazer isso em combinação com uma balança que inclui uma interface serial. Segundo o GameStar, a balança profissional Precisa 390 também é capaz de realizar esses serviços. No entanto, não está claro se isso pode especificar moles de fábrica ou se foi especialmente programado.

 

A integração completa em uma balança que não é livremente programável parece ser um ponto de venda exclusivo e diferenciado do dispositivo de Thibault. Porém, o Le Figaro afirma que o moltímetro de de Percin já é conhecido pelo nome de “molímetro” - desenvolvido por estudantes do ensino médio premiados nas Olimpíadas Nacionais de Toulouse em 2018.

 

Como Thibault teve a ideia?

O estudante aparentemente estava farto das trabalhosas conversões de gramas para moles em sala de aula. De acordo com diversas entrevistas para mídias francesas, de Percin explicou a origem da ideia:

 

"Eu estava cansado desse cálculo. Então perguntei ao meu professor se havia algo que pudesse fazer as contas para mim. Ele disse não. Então inventei o moltímetro."

 

Finalista, mas sem título

Thibault de Percin foi o vencedor do mês de junho de 2023 da revista Science & Vie Junior. Os vencedores de cada mês formaram os 12 finalistas na disputa do prêmio Innovez (Inovar, em português). A final ocorreu no último dia 3 de março de 2024, mas de Percin não ficou nem entre os três primeiros.

 

O top 3 foi formado por: em primeiro, Aidan Legal (indicador de eletricidade); em segundo, Timéo Listello (robô); e em terceiro, Paul Ledrapier (portal conectado). O trio recebeu 1.200, 800, e 500 euros de premiação, respectivamente.

FonteIGN Brasil

Comentários