Convulsões tecnológicas
O período atual é marcado por grandes mudanças tecnológicas, gerando um grande impacto no mercado de trabalho. Quais profissões irão se adaptar e quais estão destinadas a desaparecer? Veja a resposta em imagens!
Um terço dos empregos automatizados?
De acordo com um estudo da empresa de consultoria McKinsey, um terço dos empregos poderia ser automatizado no período 2017-2030. O recente avanço na inteligência artificial (IA) pode acelerar ainda mais o processo.
Um medo compartilhado
Segundo dados da Statista, citada por France 24, 40% dos trabalhadores em países desenvolvidos temem que seu emprego desapareça com a automação.
Profissões em declínio
De fato, alguns empregos não sobreviverão a esta onda massiva. O Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2023, do Fórum Econômico Mundial, revela um declínio programado naqueles trabalhos que são mais facilmente automatizados.
Trabalhos de escritório no visor
Conforme indicado no relatório, os operadores de entrada de dados, os assistentes administrativos e de gestão, assim como os funcionários bancários e dos correios, enfrentarão uma redução de, pelo menos, 30% em suas participações no mercado de trabalho global, durante o período de 2023 a 2027.
Tarefas automatizáveis
Este é também o caso, em menor grau, dos cargos dedicados à contabilidade e à gestão da folha de pagamento, cuja participação será reduzida em mais de 25%, em todo o mundo.
Um desenvolvimento negativo
O Fórum Econômico Mundial também antecipou uma evolução desfavorável, embora menos pronunciada, em outras profissões tradicionais, como as de agentes de crédito, de compliance e de seguros.
Empregos que já desapareceram
O portal Career Addict listou uma série de profissões que já desapareceram: funcionários de videoclubes, reparadores de cabines telefônicas, datilógrafos e leiteiros. Isso sem falar na transformação das atividades artesanais.
Trabalhos que vão desaparecer em breve
A mesma fonte indicou também quais postos estão em vias de desaparecer: trabalhadores de armazéns, que serão substituídos totalmente por robôs, trabalhadores de montagem de motores e reparadores de relógios tradicionais.
Novas profissões
No entanto, não entre em pânico: as atuais transformações tecnológicas impulsionam o crescimento de novas profissões, trazendo consigo novas oportunidades para os trabalhadores.
O papel propulsor da inteligência artificial
Não é novidade que os especialistas em IA e machine learning lideram as classificações do Fórum Econômico Mundial pela atual demanda no mercado mundial, que deverá crescer cerca de 40%, em cinco anos.
Profissões tecnológicas
Analistas de segurança de TI, engenheiros de fintech, especialistas em dados e engenheiros de robótica aumentarão sua participação no mercado global em, pelo menos, 25% durante o mesmo período.
Problemas atuais
Depois da tecnologia, as habilidades mais procuradas estão ligadas a questões atuais. Especialistas em desenvolvimento sustentável e analistas de business intelligence vêm em segundo e terceiro lugar, respectivamente, segundo o ranking do Fórum Econômico Mundial.
Profissões emergentes
A revista Business Connect listou, no LinkedIn, 15 profissões emergentes em 2023. A primeira delas, claro, é a de especialista em inteligência artificial e dados.
Experiência de usuário
Profissionais de experiência do usuário (UX), como designers ou designers de produto ou interface, também são mencionados. Foi relatado um aumento de 20% no recrutamento nesta área, entre 2019 e 2020.
Marketing digital
O setor de marketing digital também faz parte da lista, com aumento de 33% no recrutamento em um ano, para cargos tão variados como especialista em marketing digital, gerente de mídias sociais e especialista em Search Engine Optimization (SEO).
Profissional comercial e de vendas
A Business Connect menciona também o rápido crescimento dos empregos de vendas e marketing. A digitalização levou ao surgimento de novas profissões, ligadas, por exemplo, à experiência do consumidor.
Empregos que não existiam
A revista Capital citou profissões que não existiam há 10 ou 15 anos, como as de desenvolvedor de aplicativos, gerente de comunidade ou motoristas de aplicativo.
Jogador de videogame
Quer combinar negócios com prazer? Torne-se um jogador profissional de videogame. A profissão está em expansão, impulsionada pela gamificação da sociedade e pelo desenvolvimento de competições profissionais.
Profissões humanas
Por outro lado, as profissões humanas foram valorizadas durante a pandemia e não estão prestes a desaparecer.
Saúde na linha de frente
Vital para sociedades que envelhecem, o setor de saúde terá um contínuo aumento em sua força de trabalho. Conforme um estudo do Fórum Econômico Mundial, o número de profissionais nessa área aumentará em 22%, entre 2023 a 2027.
Serviços pessoais
Uma proporção quase igual (23%) é prevista para o setor de cuidados, serviços pessoais e bem-estar, que inclui profissões tão variadas como psicólogo ou cuidador.
A ascensão do treinamento
As mudanças no mercado de trabalho enfatizam a importância da educação continuada, impulsionando as atividades de formação. De acordo com a mesma fonte, a força de trabalho no setor também está prevista para crescer 23%, entre 2023 e 2027.
E o transporte?
Motoristas de ônibus ou de caminhão, bem como motoristas de táxi ou aplicativos são profissões cuja utilidade sobrevive às mudanças tecnológicas, e espera-se novas oportunidades de emprego no setor, nos próximos anos.
A resiliência da agricultura
Segundo o Fórum Econômico Mundial, a profissão de condutor de máquinas agrícolas é a que registará o maior número de criação de empregos no período, com um total estimado em mais de 2,5 milhões.
E sua profissão?
E quanto a você, sua profissão está em ascensão ou em declínio? Apesar das mudanças rápidas e, por vezes, drásticas, espera-se que o número total de empregos continue a crescer, proporcionando um maior número de oportunidades para todos!
©Fornecido por The Daily Digest