A nova variante XEC da covid-19 já está presente em pelo menos três estados brasileiros: Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina. Identificada pela primeira vez na Alemanha, a nova cepa já se espalhou por 27 países da Europa, América do Norte e Ásia.
De acordo com especialistas, ela está se espalhando rapidamente e pode em breve se tornar a variante dominante no mundo.
O que é a variante XEC?
A variante XEC é uma recombinação de outras linhagens do vírus SARS-CoV-2, a KS.1.1 e a variante KP.3.3.
Variantes recombinantes podem ocorrer naturalmente quando uma pessoa é infectada simultaneamente com duas variantes diferentes de covid.
ssim como variantes anteriores, ela sofreu mutações que podem impactar tanto a sua capacidade de transmissão quanto a gravidade dos sintomas.
mbora ainda estejam sendo conduzidos estudos para entender completamente suas características, autoridades de saúde monitoram de perto seu comportamento.
A nova variante XEC causa quadro mais grave de covid?
Ainda não há dados de pacientes ou experimentos de laboratório para dizer que tipo de doença a XEC provavelmente causa.
No entanto, essa nova variante provavelmente será semelhante a outras variantes da covid em termos da doença causada, dada sua informação genética semelhante.
Portanto, sintomas como febre alta, dor de garganta com tosse, dores de cabeça e no corpo, juntamente com cansaço, são esperados.
Além disso, outros dois sintomas que costumam aparecer cerca de quatro dias após os primeiros sinais de infecção são a perda de olfato e paladar.
No entanto, as vacinas ainda devem ajudar a prevenir casos graves.
Quando os sintomas aparecem?
O tempo de incubação da variante XEC — ou seja, o período entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos sintomas — é semelhante ao de outras variantes, geralmente entre 2 a 14 dias, com uma média de 4 a 6 dias.
Embora os sintomas sejam semelhantes às variantes anteriores, como a Delta e a Ômicron, a variante XEC pode se manifestar de maneira mais leve ou com sintomas mais intensos, dependendo da resposta imunológica do indivíduo, seu histórico de vacinação e outras condições de saúde.
Fonte:-Catraca Livre