Além da chance de vencer o título mais importante da América do Sul, a classificação para a Copa Libertadores também representa, nos dias de hoje, um impulso nas finanças dos clubes. E, às vezes, até pode legitimar ou não uma temporada.
É por isso que o fato de entrar na disputa é tão importante para as equipes. E o que torna a classificação por meio do Brasileirão um objetivo para todas os clubes da Série A.
O que nós ainda não sabemos é como ficarão alocadas as vagas no Brasileirão. Isso porque o número de vagas muda de acordo com o que acontecer em outros torneios.
Como estabelecido, os seis primeiros colocados se classificam para o torneio continental: diretamente para a fase de grupos do campeão até o quarto colocado, e para a pré-Libertadores, o quinto e o sexto.
No entanto, com o Flamengo campeão da Copa do Brasil, classificado no G4 e, ainda, na final da Libertadores, junto com o Athletico, que está no G6, pode acontecer mudanças no número de vagas através do Brasileirão. Cada uma das competições abre, para o seu vencedor, uma vaga direta na fase de grupos.
Veja como está a situação de momento.
Tanto Flamengo como Athletico-PR, finalistas da Copa Libertadores, estão no G6 do Brasileirão. Além disso, o Rubro-Negro, campeão da Copa do Brasil, já garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores. Caso o time carioca seja também campeão da Liberta de 2022, o clube paranaense não teria direito de "conquistar" uma vaga através dessa competição, mas, sim, pelo Brasileiro, já que ocupa o 6º lugar.
Vamos tomar como exemplo o ano de 2020. Naquela temporada, o Palmeiras de Abel Ferreira se tornou campeão da Copa Libertadores, contra o Santos, da Copa do Brasil, contra o Grêmio, e, ainda, terminou na 7ª posição do Brasileirão, que teve o Flamengo como campeão.
Diante disso, cinco vagas diretas para a fase de grupos foram disponibilizadas através do Campeonato Brasileiro (Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense). Além disso, outras duas vagas, para o 6º e 8º colocados - com o Palmeiras no 7º lugar - foram abertas para a pré-Libertadores (Grêmio e Santos), totalizando um G8.
Dessa forma, em 2022, se o campeonato acabasse agora, independentemente de quem se sagrar campeão, abriria uma vaga para a competição continental e transformaria o G6 em G8.
Campeão da Copa do Brasil e atualmente dentro do G-6, o Flamengo se classificou diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2023 e, como citado acima, abriu uma vaga direta no Campeonato Brasileiro, já que está na terceira colocação da competição.
No caso do Flamengo ser campeão tanto da Libertadores como na Copa do Brasil, abrirá duas vagas extras no Brasileirão (desde que fique entre os seis primeiros).
Neste momento, ainda estamos distantes da definição de cinco vagas para a Libertadores no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras foi o primeiro a garantir vaga, seguido pelo Internacional, direta na fase de grupos da Libertadores. Além disso, o Flamengo, que bateu o Corinthians na final da Copa do Brasil, também está classificado.
Se o campeonato terminasse agora, porém, Palmeiras, Internacional, Flamengo, Fluminense e Corinthians estariam classificados de forma direta à Libertadores, Athletico e Atlético-MG jogariam a pré-Libertadores e o América-MG estaria "esperando" pela vaga extra da final da Libertadores 2022.
Fonte:-Goal