A exatamente um século um jovem cientista frances Louis de Broglie, propunha as idéias básicas daquilo que seria a teoria mais fantástica de todo conhecimento humano, ou seja, a física quântica para explicar como é o comportamento da matéria. Entender assim como as componentes internos do átomo, em especial os elétrons são, e como são, abriu as janelas da mente humana para entender toda matéria existente no universo.
A natureza ondulatória das constituintes fundamentais, permitiu entender por que cada elemente químico tem propriedades tão únicas, e a razão pelas quais estes elementos se unem, formando uma infinidade de moléculas.
As maravilhas da física quântica nunca pararam desde sua descoberta. Estes conceitos permitiram a revolução eletrônica da vida moderna. Ajudaram a explicar as bases moleculares da vida, e continuam promovendo avanços do conhecimento humano e da tecnologia.
Mais recentemente, os conceitos fundamentais da natureza quântica da matéria, o chamado “enovelamento dos estados quânticos” ( pelo qual duas partículas interagem, “não podendo” mais ter existência separada, não importando quão distantes estejam uma da outra), possibilitou avanços consideráveis em comunicações e computação.
Segundo alguns especialistas no tema, estamos iniciando a chamada “ revolução quântica” com sensores, novos entendimentos biológicos, e muito mais pesquisas e desenvolvimento inovadores na área.
No Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo (USP), vários grupos de pesquisa trabalham dedicadamente com avanços consideráveis do entendimento quântico da natureza. Em especial está o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), tendo seus projetos com grande fóco em conceitos quânticos.
O Prof. Dr. Daniel Varela Magalhães coordena e tem a direção do laboratório onde está o relógio atômico, e onde os conceitos quânticos permitem realizar medidas de tempo com a maior precisão possível, e dentro das reconhecidas linhas e normas internacionais de pesquisa.
O Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, coordena e tem a direção do laboratório dos chamados “ Condensados de Bose-Einstein “, onde a física quântica determina o comportamento do sistema, definindo as chamadas “ super propriedades”. Lembrando que os membros da equipe e professores do CEPOF – INCT – IFSC – USP trabalham também em linhas de pesquisas com átomos frios, biofotônica e fabricação de nano-estruturas, dentre outras, onde os conceitos quânticos são dominantes.
Acreditando na revolução quântica, o CEPOF – INCT – IFSC – USP, está esse ano envolvido no início de novos projetos revolucionários, no intuito de melhor entender os conceitos quânticos. Destacando que diversos encontros e ações envolvendo diversas autoridades mundiais no tema ocorrerão em São Carlos.
Fontes: Pesquisadores do CEPOF – INCT – IFSC – USP da área nas fotos anexas; e Kleber J S Chicrala – Difusão Científica e Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC - USP , e Wikipédia.