Offline
Sonda dos Emirados Árabes Unidos faz a imagem mais detalhada da lua de Marte
Tecnologia
Publicado em 24/04/2023

A sonda espacial Hope dos Emirados Árabes Unidos revelou nesta segunda-feira a lua menor de Marte, Deimos, com detalhes sem precedentes, lançando nova luz sobre a origem do misterioso satélite irregular. A Hope é a primeira missão interplanetária do mundo árabe, e orbita Marte há dois anos, passando regularmente por Deimos e sua grande lua irmã, Fobos.

A nave não tripulada chegou a 110 quilômetros de Deimos, um objeto rochoso em forma de feijão com apenas 12 quilômetros de largura, de acordo com a Emirates Mars Mission (EMM).

A sonda - chamada "Al-Amal", que significa "Esperança" em árabe - enviou de volta à Terra as imagens e observações mais precisas da lua já capturadas, usando instrumentos que medem os comprimentos de onda infravermelho e ultravioleta. E também observou pela primeira vez o lado oculto da lua, revelando regiões cujas composições nunca foram estudadas.

As imagens feitas pela Hope também podem levar a um novo debate sobre como exatamente as estranhas luas acabaram na órbita marciana.

“Não temos certeza das origens de Phobos e Deimos”, disse o líder científico do EMM, Hessa Al Matroushi, em um comunicado.

Uma das principais teorias é que as duas luas já foram asteróides inesperadamente capturados na órbita de Marte. Mas Al Matroushi disse que "nossas observações de Deimos até agora apontam para uma origem planetária".

Christopher Edwards, cientista encarregado de um dos instrumentos da sonda, disse que "ambos os corpos têm propriedades infravermelhas mais parecidas com um Marte basáltico" do que com um asteroide. Isso pode significar que os corpos rochosos já fizeram parte de Marte e foram potencialmente lançados em órbita por um impacto.

Missão estendida

O primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, twittou que a sonda "refuta" a teoria de que a lua já foi um asteroide. Em vez disso, mostrou que a lua já fez parte de Marte e "separou-se dele há milhões de anos", semelhante a como se pensa que nossa própria Lua já fez parte da Terra, disse ele.

A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos anunciou que estava estendendo a missão por mais um ano, durante o qual a Hope continuará voando além de Deimos e coletando mais dados. A sonda foi lançada em 2020 e chegou à órbita de Marte em 2021. Os Emirados Árabes Unidos também planejam pousar um rover não tripulado na Lua no próximo ano.

Fonte:- O Globo

Comentários