Acompanhado por técnicos da Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, pesquisadores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e da Sapienza (Università di Roma) realizaram o escaneamento 3D interno e externo do Palacete Conde do Pinhal, um dos mais importantes edifícios de valor histórico e cultural de São Carlos.
O palacete, de arquitetura eclética, tombado em 1978 pelo Estado de São Paulo e em 2012 pelo Município, foi projetado em 1893 pelo engenheiro-arquiteto italiano Pietro David Cassinelli como residência urbana de Antonio Carlos de Arruda, o Conde do Pinhal, proprietário da Fazenda Pinhal.
O trabalho de documentação digital da edificação tem como objeto fornecer dados detalhados sobre o bem que serão disponibilizados à Fundação Pró-Memória, visando o desenvolvimento de projetos de educação patrimonial que valorizem e divulguem o patrimônio são-carlense junto à população.
A realização do escaneamento 3D está inserido no âmbito do acordo acadêmico firmado entre a Universidade de São Paulo e a Pró-Memória e faz parte de um projeto amplo de documentação do patrimônio edificado de São Carlos apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordenado pela professora Simone Vizioli do IAU-USP e pelo professor Alfonso Ippolito da SAPIENZA, o projeto conta com a consultoria do arquiteto Rodrigo Peronti, pós-doutorando e chefe da Divisão de Preservação do Patrimônio da FPMSC.
Fontre:-saocarlosagora