Offline
São Carlos e Araraquara geram 52,6% do PIB Regional
Economia
Publicado em 11/01/2024

Capital da Tecnologia aparece bem em todos os setores; Matão mostra força na indústria e Descalvado se destaca na agropecuária

Os municípios de São Carlos e Araraquara respondem por 52,6% do PIB da Região Central Paulista, que reúne ainda outras 24 cidades. Os dados são da Fundação SEADE e foram divulgados recentemente baseados no Censo do IBGE.

O PIB (Produto Interno Bruto) é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período (em geral, em um ano). “O PIB mede a saúde econômica de um país, sua taxa de crescimento e é usado para comparar o desempenho econômico entre países”, afirma Maurício Takahashi, professor de Finanças, Economia e Métodos Quantitativos da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Apesar disso, Takahashi explica que o PIB não é uma medida perfeita de bem-estar econômico, pois não leva em conta fatores como desigualdade de renda, qualidade de vida e impacto ambiental da produção econômica, por exemplo.

No Brasil, o PIB é calculado pelo IBGE com base em dados produzidos pelo próprio instituto e de algumas fontes externas, como Banco Central, Secretaria da Receita Federal e FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O IBGE esclarece ainda que os bens e serviços finais integrantes do PIB são estimados no preço adquirido pelos consumidores. Com isso, cada um dos impostos que incide sobre os produtos também é levado em conta para os cálculos.

AS DEZ MAIORES

São Carlos gera 28,5% das riquezas regionais previstas no PIB. Araraquara vem em segundo lugar com 24,1%. Com forte setor industrial, Matão representa 10,8% do PIB Regional. Porto Ferreira, Capital Nacional da Cerâmica Artística e Decoração, responde por 5% do total.

Marcado pela força da agropecuária, com grande produção de leite, ovos e também derivados da cana de açúcar, além da agroindústria com destaque para o pet food e ainda mineradoras de areia de quartzo, Descalvado vem logo atrás com 4,2% do PIB Regional.

Ibitinga colabora com uma fatia de 4% do PIB; Taquaritinga com 3,3%; Itápolis com 3,35; Américo Brasiliense participa com 2,5%, Gavião Peixoto com 2,4% e Ibaté com 2,3%, completando as dez primeiras economias do PIB do Centro Paulista, somando 92,4% do total dos produtos e serviços gerados na região. Os demais 16 Municípios representam apenas 7,6% do total.

SÃO CARLOS SE DESTACA EM 3 SETORES

Nos três segmentos avaliados pela pesquisa do IBGE, divulgada pela SEADE, São Carlos aparece em destaque.

INDÚSTRIA

Quando a área é indústria, São Carlos lidera com 30% do total. Araraquara vem bem atrás com 17,1%. Matão, com a metade da população das duas maiores cidades da região se destaca na área fabril respondendo por 16,3% do total produzido na região. Completando os cinco primeiros no setor fabril se destaca, ainda Porto Ferreira com 6,3% do total e Gavião Peixoto com 5,8%.

SERVIÇOS

O setor de serviços que forma o PIB Regional mostra um empate técnico das duas maiores cidades de região. Araraquara se destaca em primeiro neste segmento, respondendo por 28,8% do total. Já São Carlos vem logo atrás com 28,4%. Matão aparece com 8,5%; Ibitinga com 4,4% e Taquaritinga com 4,1%.

AGROPECUÁRIA

São Carlos também é o primeiro município na formação do PIB Regional da Agropecuária, tendo participação de 9,2% do total. Itápolis aparece em segundo lugar no agro com 8,5% do total produzido. Em terceiro destaca-se Descalvado, com 8,4% do total gerado em riquezas no campo. Araraquara, Capital do Suco de Laranja, aparece apenas em quarto lugar com 6,7% do total. Completando as cinco maiores produções agrícolas aparece Taquaritinga, com 6,3% do total gerado.

Fonte:-Jornal Primeira Pagina

Comentários