O levantamento será realizado pela Statsol
O Jornal Primeira Página prepara a primeira pesquisa eleitoral registrada sobre a disputa pela Prefeitura de São Carlos em 2024.
O levantamento será realizado pela Statsol, empresa que possui tradição e credibilidade no segmento. Durante a semana, o Jornal Primeira Página trará uma entrevista com o professor Jorge Oishi, proprietário da Statsol, que irá detalhar e explicar a metodologia da pesquisa.
A pesquisa trará uma foto do atual momento eleitoral, com as intenções de votos dos principais concorrentes pelo Paço Municipal.
Assim, o Jornal Primeira Página mantém a tradição na cobertura dos acontecimentos políticos de São Carlos, saindo na frente com a divulgação do primeiro levantamento sobre a disputa municipal.
A realização de pesquisas eleitorais está disciplinada na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela legislação, em anos eleitorais, as sondagens feitas a partir de 1º de janeiro devem ser obrigatoriamente registradas na Justiça Eleitoral cinco dias antes da divulgação.
A lei também exige que sejam informados pelas entidades ou empresas, entre outros dados, identificação do contratante da pesquisa e número de CPF ou CNPJ; metodologia e período de realização; valor e origem dos recursos utilizados; questionário aplicado; e nome do profissional responsável, acompanhado de assinatura com certificação digital e do número do registro no Conselho Regional de Estatística.
Sobre a divulgação dos resultados, a legislação prevê que devem ser obrigatoriamente informados o período da coleta de dados, a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistas, o número de registro da pesquisa e o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou.