Penha, Maria Butcher, Fabiano Nunes e Juca Vieira farão um show inesquecível; evento também contará com o intervalo poético
O bar e espaço cultural Espaço Múltiplo apresenta hoje, quinta-feira, 01 de agosto, um espetáculo especial e imperdível, com qualidade musical única e a performance de alguns do melhores nome da MPB da Região Central Paulista. Os músicos Penha, Maria Butcher, Fabiano Nunes e Juca Vieira estarão apresentando o show “Tributo à Nara Leão”.
O evento relembrará a importância da musicalidade da cantora capixaba Nara Lofego Leão (Vitória – 19 de janeiro de 1942 / Rio de Janeiro – 7 de junho de 1989), compositora e instrumentista brasileira que marcou época e fez parte do início do movimento da Bossa Nova, na cidade do Rio de Janeiro.
Nara também aderiu ao “Movimento Tropicalista”, tendo participado do disco-manifesto do movimento – Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips em 1968.
Delicadeza personificada, Nara Leão era uma transgressora. Embora tenha se tornado conhecida como musa da Bossa Nova, avessa ao reducionismo, emprestou a suavidade do seu canto aos mais diversos estilos e movimentos musicais.
A cantora foi a primeira intérprete de sua geração a dar vez em disco a sambistas populares, dividindo com Chico Buarque a interpretação de A banda, no Festival de Record de 1966. Se juntou a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa na Tropicália; e gravou E que tudo mais vá pro inferno, disco só com canções de Roberto e Erasmo Carlos.
Nara foi fundamental para a bossa nova. Revolucionou a música brasileira com o show “Opinião”. Revelou Chico Buarque e, com ele, brilhou nos festivais com “A banda”. A cantora rompeu preconceitos na MPB, comprou brigas, confrontou a ditadura militar, abriu novos caminhos para as mulheres de sua geração
Com o mercado em constante crescimento à época, Nara teve um papel fundamental no mister de superar o desafio de construir um cenário igualitário na indústria musical, dando voz para mais mulheres e permitindo que elas ocupem os espaços de maneira permanente.
A apresentação contará com interpretação das canções, precedidas de rápidos comentários sobre a época da composição, bem como sobre as mensagens transmitidas pela obra e pelo autor.
APARECIDO DONIZETTI PENHA – VIOLÃO E VOZ
Atua há 35 anos na área musical, formado no Conservatório Dramático e Musical “Dr Carlos Campos” – Tatuí SP (Curso de Guitarra MPB / JAZZ, com tendência musical alicerçada na música popular brasileira, abrangendo técnicas de improvisação, harmonização). Escola Municipal de música – Descalvado SP, Coordenada pelo Maestro José Carlos Adorno, com ênfase em Divisão musical, Campo Harmônico, Modos e Improvisação. Allegro – Escola técnica de música – Curso de iniciação ao piano. Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda – São Carlos – Técnica e expressão Vocal – coordenado pelo professor Evandro Silva. Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda – São Carlos – Instrutor de Oficina com o Projeto “Som Nascente” de iniciação ao violão e percepção musical.
Focado em produções musicais temáticas com projetos apresentados com parceiros músicos de São Carlos SP em: Sesi, Sesc São Carlos, Bertioga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santo André, Piracicaba, Bauru, Araraquara, Catanduva, FIESP- Capital, Hotel Estância Colina Verde de São Pedro, entre outros trabalhos, citando alguns Projetos: Cinema Azul, Chico Buarque de Holanda, Tributo a Toquinho e Vinícius, Tributo a Emilio Santiago, O Samba em verso e prosa, As coisas de Minas, Nas Asas do 14 Bis, Caymmis de Todos os Santos, Burt Bacharach Tribute.
MARIA BUTCHER – CANTORA
O caminho de Maria Butcher é traçado pela diversidade de estilos musicais. Seu último trabalho, “Autorais”, fruto de um parceria com o músico violonista Thiago Carreri, reflete a trajetória de quase 30 anos de carreira. São quatro lindas músicas que falam sobre vida, amor, realização e renascimento, letras que transmitem o momento em que Maria estava vivendo quando as escreveu .
A cantora e compositora já levou várias vezes seu talento além das fronteiras verde-amarelas, apresentando-se na Inglaterra, China, Japão e Irlanda.
Experiente, percorreu o Atlântico fazendo shows em Cruzeiros. em que, além de cantar, mostrava a graciosidade de dançar e performances musicais inesquecíveis aos tripulantes. Nesse período, gravou seu primeiro Álbum com interpretações de obras de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Milton Nascimento, Celso Viáfora, Zezo Ribeiro, entre outros. Curiosa, apesar da paixão pela MPB, a cantora mostrou dominar outros estilos, participando também de shows com remixes e composições eletrônicas de DJ’s.
A brasilidade e a versatilidade no palco são características marcantes de Maria Butcher que conquistou quatro prêmios de “Melhor Intérprete” e “Melhor Música”, em Festivais de MPB pelo Brasil. Em seus projetos, busca contemplar o que há de melhor na música brasileira unindo toda experiência que adquiriu em suas turnês. Merecem destaque os shows “As mulheres de Chico Buarque”, “Bossa Nova, um Samba Diferente”, “Barulhinho Bom, uma homenagem a Marisa Monte e “Chuva, suor e ceveja”, realizados em diversas unidades da rede SESC-SP.
Participou, em 2012, do concurso “Mulheres que Brilham”, do programa “Raul Gil”, transmitido pelo canal SBT, quando foi semifinalista. Em 2015, tornou-se proprietária, juntamente com seu amigo e parceiro André de Souza, da empresa Kanirê – Música para Casamentos e Eventos, com várias apresentações em que contrata outros músicos para atender a parte musical de cerimônias e festas.
Maria Butcher também interpreta jingles, vinhetas e locuções, dando sua personalidade a esses trabalhos. Com um Home Studio, atende a mais de 50 produtores em todo o Brasil.
Também se destaca como produtora, seja na função de Diretora Cultural do São Carlos Clube, na cidade de São Carlos, desde 2019, seja como organizadora de shows musicais semanais no Passeio São Carlos, Shopping da cidade, desde 2015.
INTERVALO POÉTICO
Dentro do projeto da Quinta Múltipla, o Espaço Livre também realizará hoje o Intervalo Poético, abrindo espaço para os talentos de verso e prosa de São Carlos e região.
Fonte:-Jornal Primeira Pagina